ato inaugural…

 

ATO INAUGURAL….

 

Hoje resolvi, de uma vez por todas me inserir no mundo dos blogs… Depois de ler o de vários amigos, colegas e literatos…   

Estou de molho, sofri mais um acidente de moto no ultimo dia 09/02/2006,  exatamente tres anos depois do ultimo acidente  ocorrido em 08/02/2003, onde perdi todos os tendões da pé esquerdo e perdi um dedo… e  refizeram o meu pe  porém ainda fiquei com 19 para caminhar. Nao posso mais correr  na areia nem fazer exercicios onde haja necessidade de usar o equilibrio total da minha carcaça…

 As dores das escoriacoes deste novo acidente   sao enormes…. Tive escoriacoes generalizadas no braco direito, esquerdo, barriga, joelho esquerdo e no meu já danificado pé esquerdo, ( acho quepreciso novamente asssistir aquele filme com Daniel Day Lewis ( Meu Pé Esquerdo).

Por falar em dores é notável que nós homens  nao temos a dimensão da dor,  como as mulheres o tem,  geralmente provocada através das cólicas da regra menstrual…. e das contracoes para o parto. Em alguns lugares quando uma mulher chega junto a  uma emergencia médica se dizendo morrendo de dores,   logo lhe  perguntam… a dor que a sra esta sentindo e maior e menor que a dor do parto? E ela diz "bem menor " e ai ele manda ela aguardar sua vez….) Mas para nós os homens  que nascemos para os delirios e delicias do prazer e do gozo em  viver, as dores só nos atingem pelo acaso, ou por provocacao – ferimentos em guerras, esportes e no meu caso em acidentes…

Desta vez eu acho que devido aos crescentes e agora urgentes clamores de minha amada filha, pais, familiares, parentes,amigos, colegas, aglutinados, agregados, aderentes… Vou me divorciar da PODEROSA-  E o nome que botei na minha querida moto suzuki Savage 650CC, nome que coloquei em homenagem a moto do Che Guevara ( Aquela do filme Diários da Motocicleta)….

 

Bem acho que agora o divorcio se tornou necessário para preservar um pouco mais a minha incolumidade física… Pensei   nos disse  Fidel "a maior tarefa de um revolucionário é a autopreservação". Eu vou imitar Jô  Soares que tambem tinha paixao pelas motos, porém teve que vende-la   porque quase morreu em vários acidentes resolvendo vender a sua quano quebro os  dois  bracos de uma só vez e teve que ficar totalmente dependente dos favores de terceiros por bons 3 meses, tendo sequelas até hoje…  

 

E uma decisao dificil… porém  o mundo real  é construído de decisoes.  E para comecarmos o ano novo em reflexoes que eu mando essa           

 

RECEITA DE FELIZ ANO TODO

By Alexandre Guedes

 

Para  um feliz ano todo,  devemos ter:

 

A inteligência de  Karl Marx,

a doçura do Mário Quintana,

a concisão poética milimétrica de Violeta Formiga,

a consciência política de Pablo Neruda,

o rebeldismo de Rimbaud,

a ânsia de viver de Florbela Spanca,

o holismo de Leonardo Boff,

o altermundismo de Emir Sader,

o sentimento do mundo de  Drummond,

a idéia-força de Jesus Cristo, 

a sapiência de Dalai Lama,

a amorosidade de Vinicius de Moraes

o romantismo de Castro Alves,

a ética humanitária de Bertholt Brecht,

o talento de Cecília Meireles,

a loucura criativa de Salvador Dali,

a verdade de Gregório de Matos,

o alter ego de Chico Buarque,

o tirocínio político de  um Che Guevara …..

a inspiração de Mario de Andrade,

o sincretismo baiano em Jorge Amado,

a performática de Madona,

o  charme de Bruna Lombardi… 

a sedução e simplicidade de uma Gisele Bundchen    

a ousadia filosófica  de um Giordano Brunno…

o espanto filosófico de Edgard Moran,

a argúcia.de  Paulo Leminsky…

a simbiose de Férrez

a universalidade de Mozart,

a espacialidade  de Torquato Neto,

o vanguardismo de Nirjinsky e Stravinsky,

o realismo científico  de Augusto do Anjos,

o carisma de Madre Tereza de Calcutá,

a vontade política de um Hugo Chavez,

a virtuose  musicante de Pablo Milanês, 

o despojamento de Madre Sóror Juana de La Inéz,

o altruísmo de Gregório Bezerra,

o canto  militante de Tayguara,

o  desapego ao poder de Mandela,

a perseverança criativa de Frida kahlo,

o embevecimento poético de Felix Contreras,

o humor de Chico Anísio …

o visionarismo de .Noan Chomnsky..

o compromisso histórico de transformação de La Passionária…

a vitalidade de  Fidel Castro ….

a vigorosidade atlética de Pelé,

a  estética arquitetônica  de Oscar Niemayer,

o revolucionarismo de Luiz Carlos Prestes,

a sensibilidade feminina de Olga Benário, 

o ócio criativo de Voltaire,

o humanismo de  Mahatma Gandhi!

 

E  tenha um feliz ano todo!

 

  (João Pessoa, janeiro, verão de  2006 nos meus 44 anos).  

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Arquivado em Olhar Poetico

Deixe uma resposta

