JUVENTUDE, DROGAS E TANATOS…

JUVENTUDE,  DROGAS E  TANATOS….

 

Alexandre Guedes (*)

 

“Sou homem: nada do que é humano reputo alheio a mim”

  Públio Terêncio – Sec. II A.C

 

Em Parapsicologia, Tânatos (psicologia) é um impulso urgente e inconsciente de morrer.

Para a Psicanálise, Tânatos é a personificação mítica da Pulsão de Morte, um impulso instintivo e inconsciente que busca a morte e/ou a destruição. Esse conceito aparece desenvolvido nos livros "Mais além do princípio do prazer" e "Mal-estar na civilização", de Sigmund Freud.

Na mitologia grega, Tânatos (do grego θάνατος , transl. Thánatos, "morte") era a personificação da morte, enquanto Hades reinava sobre os mortos no mundo inferior. Assim como Hades para os gregos tem uma versão romana (Plutão), Tânatos também tem a sua: Orco (Orcus em latim) ou ainda Morte (Mors). Era conhecido por ter o coração de ferro e as entranhas de bronze.

Hipnos e Tânatos.

Diz-se que Tânatos nasceu em 21 de agosto sendo a sua data de anos o dia favorito para tirar vidas.

Tânatos era filho de Nix, a noite, e Érebo, a noite eterna do Hades. Era irmão gêmeo de Hipnos, o deus do sono e era representado como uma nuvem prateada ou um homem de olhos e cabelos prateados. Tânatos tem um pequeno papel na mitologia, sendo eclipsado por Hades. Tânatos habitaria os campos elísios junto com seu irmão Hipnos.

Hipnos e Tânatos, do pintor inglês John William Waterhouse.

 

 

Recentemente a questão da morte devido as drogas na juventude  é deveras preocupante, mormente quando na atualidade atinge uma verdadeira epidemia mundial o tráfico do CRACK.

 

Creio que  é urgente se aprovar a  descriminalização das drogas leves para que viciados em drogas possam ser tratados como problema de saúde pública, como  o é nos paises desenvolvidos e não como caso de policia como é nos paises subdesenvolvidos.

 

Como  o problema vem sendo tratado, vai levar toda uma geração de jovens para o sistema penitenciario, a trabalhar para o narcotráfico  ou a  captura por Tanatos (Morte).

 

É  Intrigante o desmonte  há quase 20 anos de um projeto de educacão vitorioso no mundo todo  a Escola Integral que garante aos seus usuários, 5 referiçoes diárias, a 2ª professora – já que os pais ou não tem tempo ou são analfabetos para ensinar as tarefas de casa; tratametno medico-odontologico-psicologico e educaçao física e desportos e a educação para a convivência no lar, etc. Tal projeto de escola  evita que  a ociosidade leve crianças e adolescentes a serem dotadas pelo tráfico e  o crime organizado.

 

Este projeto ao  ter sido derrotado e arquivado pelas elites dirigentes excluiu toda uma geraçao que hoje sateliza a idade estre os 14 e 21 anos.Que está sendo adotada pelo narcotráfico e sendo exterminada nos cinturoes de pobreza que permeia as cidades brasileiras.

 

Ha algumas  décadas atrás dificilmente  víamos uma pessoa proxima a nós morrer de overdose, somente artistas famosos ( Elvis Presley, Jimmy Hendrix, Janis Joplin, Jim Morrison do The Doors entre outros…)  ou assassinada pelos narcotraficantes, hoje tal fato já é comum  nos bairros e pequenas cidades do interior bem com na metropoles e megalopoles de nosso pais.

  

Foi  divulgado que a fortuna pessoal de Fernandinho Beira-Mar acumulada com o tráfico e  com negócios ilegais é a mesma de Madonna,  cerca de U$ 400 milhões de dólares.   Sendo que a fortuna da Pop-star  adveio de seu trabalho no undo artistico e de lícitos  investimentos. Enquanto a do Megatraficante vem do tráfico, contrabando, corrupção, e comercio ilegal de armas   e  industria do sexo, dinheiro que é usado para o suborno e a acão criminosa de desestabilizaçao das açoes dos gestores de politicas publicas inclusivas nas areas de seus dominios.

       

Um fator  que merece a nossa maior preocupação é ainda a  ausência de políticas publicas  preventivas e/ou de apoio para a recuperação de drogados com uma rede de apoio, clinica de desintoxicação e ONG´S  que trabalhem  com  este crescente  problema. 

 

São divulgados semanalmente a crescente  execução  violenta por grupos de exterminio  de jovens  na faixa dos 14 aos 25 anos por envolvimento com o tráfico.

 

Para superaçao de tal problema as seguintes  medidas em caráter urgente urgentíssimo:

 

1. Mudar a legislação para que o viciado seja tratado como doente pelo sistema de saúde e não como um bandido na esfera policial e judicial.

 

2. Imediata conversão da escola  de 2 turnos em escola integral de 1 turno unico das 7 as 18 horas,  Evitando que pela ociosidade esta crianças e adolescentes sejam adotadas pelo tráfico.

 

3. Montagem de politica publica de recuperaçao de drogados bem  como uma rede de  OSCIPS/ONGS  que possam trabalhar como executoras destas políticas publicas  para a prevenção e recuperação de drogados.

 

A discriminalizacao se afigura como fundamento básico  para a garantia dos Direitos Humanos, posto que o projeto descriminalizador e a formaçao real de Politicas Criminais alternativas são as unicas possibilidades de resistencia aos modelos de guerra e de tutela eficaz dos Direitos Humanos.  

 

06/10/2008

 

Habeas labor…          

 

(*) Especialista em Direitos Humanos, advogado, filosofo, educador, Conselheiro do Conselho Estadual de Direitos Humanos e Conselho Municipal de Segurança e Direitos Humanos, Presidente da Comissao de Direitos Humanos da OAB/PB e do Conselho Regional Nordeste do Movimento Nacional de Dieitos Humanos- MNDH-NE .    

Deixe um comentário

Arquivado em Não categorizado

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s