JOAO PESSOA, PEQUENA NOTAVEL…

JOAO PESSOA  A PEQUENA NOTÁVEL.!

 

Alexandre Guedes ( advogado, filósofo, Especialista em Direitos Humanos,  Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/PB,  Coordenador do Comitê Paraibano Anti-Tortura, do Fórum da Justiça Social – FOJUS  e   Secretário Geral do Comitê Paraibano de Educação Para os Direitos Humanos).  

 

 

João Pessoa, minha cidade natal, apelidada  carinhosamente  por  JAMPA é um aglomerado urbano, considerada cidade de porte médio; esta pequena  notável , é uma cidade boa  de se viver e ter qualidade de vida, onde as pessoas são solícitas, urbanas e  sociáveis. Onde o clima e a temperatura é das mais amenas e aprazíveis das cidades litorâneas.

 

Em minhas andanças, desde os 16 anos,  estudando, morando ou passeando pelo mundo afora, não encontrei nada igual a nossa JAMPA.  Moscou, Leningrado (S. Petesburgo), Budapeste, Praga, Argel, Helsinque, Londres, Buenos Aires, Havana, Varadero, Caracas, Miami, S. Petesburgo (EUA), Nova York, Los Angeles, São Francisco, Boston, Hartford, Atlanta, Daytona, Clear Water, key West e Orlando.  No Brasil: S. Paulo, Curitiba, Brasília, Rio e Janeiro, Goiania, Porto Alegre, Vitória, Florianópolis, Recife, Fortaleza, Terezina, Salvador,Maceió, Aracaju, Natal, S. Luis etc…

 

Nossa  cidade tem ares bucólicos e  ao mesmo tempo com o cuidado empreendido pela atual  gestão, tomou ares de metrópole, com praças, logradouros, ruas e mercados sendo  restaurados, construídos, reestruturados e cuidados para melhor receber os cidadãos e cidadãs nestes importantes e essenciais espaços de sociabilidade. 

 

Passear ou pedalar  pelas  ruas centenárias desta cidade – a mais verde das Américas e a segunda mais verde do mundo;  é um ótimo exercício físico e uma  viagem pela história da 3ª cidade mais antiga do Brasil. Seus  casarões,  símbolos de uma época em que as elites rurais vinham se instalar na capital, trazendo seus filhos para aqui  estudar   e se  prepararem em sua aldeia, para daqui ganhar  o mundo. Exemplos não faltam – José Lins do Rego, Augusto dos Anjos, José Américo de Almeida, Celso Furtado, Assis Chateaubriand, Jose Neumane Pinto, Elba Ramalho, Zé Ramalho, Chico César, Vital Farias, Bráulio Tavares, Ariano Suassuna, Paulo Pontes, Genival Veloso de França, Marinês, Jackson do Pandeiro, Genival Lacerda etc…      

 

Suas ruas e avenidas possuem canteiros centrais e laterais com   belos mangueirais, fruto de um traçado urbano, de gestores que em  priscas eras já demonstravam  no planejamento da  cidade, a preocupação com a  preservação do meio ambiente,  o equilíbrio térmico e o desenvolvimento sustentável.

 

É indizível o prazer que se sente ao caminhar pela Lagoa do  Parque Sólon de Lucena, com suas palmeiras imperiais e  acásias,  e se aconchegar abaixo dos Ipês  Roxos e  amarelos da Getúlio Vargas, sentindo as suas flores banhar o olhar e o corpo.   Observar de  soslaio as árvores pau-brasil e chorões da Av. Epitácio Pessoa, com seu belo canteiro central e calçadas. A paisagem no trajeto  é de encher os olhos  com a beleza arquitetônica  de seus prédios, que  em campanha publicitária já apelidaram de “Avenida Shopping”  da Paraíba.  

 

Continuando o roteiro sentimental pela cidade, agora com uma prazerosa  caminhada pela avenida Trincheiras,  com seus chalés e mansões  coloniais  e aproveitar   o visual  em uma parada  na  Balaustrada ou Mirante  que tem o  mais lindo por do sol da cidade, com suas rajadas multicoloridas dominadas pelo alaranjado das nuvens,  com vista para as cidades do interior – Bayeux, Várzea Nova e Santa Rita.     

 

Andar de pés descalços, caminhar ou  pedalar pelas nossas  belas  praias urbanas ( Cabo Branco, Tambaú, Manaíra e Bessa) e reconhecer r que elas são as mais limpas do País.

 

Olhar a primeira alvorada das Américas em Cabo Branco é de uma beleza indescritível,  o ponto mais orienal das Américas, onde clamávamos pela libertação de Mandela,   e que a cada dia  se  renova em cores, formas, odores  e brilho…

 

Cidade onde a vida cultural cresce e se diversifica, principalmente com o apoio institucional advindo com  as Leis de Incentivo à cultura do Governo do Estado ( Lei Augusto dos Anjos) e   Lei Municipal  (  Lei Viva a Cultura), que disseminam,  apóiam e divulgam a literatura, pintura, musica, dança, teatro, cinema e artesanato.   Aqui se vê vários ninhos de talentosos  e famosos artistas nas mais diversas áreas da cultura e da arte, onde despontam e disputam espaço com congêneres do Brasil todo no Festival Nacional de Arte – FENART e atualmente com o Fstival de Cinema da Língua Portuguesa – CINEPORT, que aqui aportou para ficar. 

 

Cidade onde podemos nos divertir sem gastar muito dinheiro e até de graça!  Quarta-Feira tem o  Cineclube Tintin no NAC; Quinta-feira  tem  a Orquestra Sinfônica da Paraíba e as Quintas Musicais – no Espaço Cultural;  tem o projeto Seis e Meia  no MAG Shopping que resgata os grandes valores da MPB nacional.

 

João Pessoa dos bares da vida   como os memoráveis “Berro Dágua” ,“Sanatório”, “Marginal”,“Lua Cheia”,“Cavalo Marinho”, “Maravalha” ,  “ Back Bar”, “ Lumiar”, “Visual”,   “Xoxota”, “ Meu Cacete”,  “ Cassino da Lagoa”, “Havana”,    “Pote de Barro”  e os  aprazível e atuais :  “ Golfinho”, “Peixe Elétrico” , “ Mr Caipira” ,  “ Hits” e “Café Empório” onde aparecem os descolados  em curtir a sua diversidade sócio-etilico-cultural.

 

Jampa, cidade em que alguns turistas,  se apaixonando pelo brilho  incomum do seu céu azul, das águas mornas de suas praias, da melhor  água doce, vinda dos mananciais de Gramame e Buraquinho,  e do  natural calor humano de nosso povo, aqui resolvem fincar presença permanente, implorando para serem adotados e serem  daqueles  que como eu,  tiveram o privilegio de  aqui nascer, viver, morar e amar.                 

     

Vamos vivenciar o privilegio  e a felizcidade  de morar e viver em João  Pessoa,  cidade que tem um dos maiores Sebos de livros usados da América Latina que já gerou outros bons filhotes na cidade;  JAMPA a      cidade mais verde do mundo, onde o verde  aqui nasceu para todos, e por isso não e proibido pisar na grama!  

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Não categorizado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s