DONA ELIDIA SETENTONA…

DONA ELIDIA  SETENTONA…

 

E então ela nasceu em 24 de março ,  e só foram registrar ela no dia 27… e escolheram o nome Lidia.  E  quando no cartório  perguntaram :  E como é o nome dessa menina?  disseram  é  Lidia. E  escrivã  registrou  Elidia um nome raro para designar uma pessoa rara…. e foi assim que tudo começou para essa descendente de lampião…

 

Os pais iam na frente e ela a mais nova ia atrás,   de cidade em cidade,  feito ciganos nas feiras livres para comprar e pra vender a pequena  produção de uma terrinha que cultivavam em Serra da Raiz onde ela nasceu.

E ai ela resolveu  que tava pronta para casar. Procurou o sortudo e achou. Achou  o prometido, o seu  “Duca” , e ela já começou a se impor, e disse que não gostava de apelido não.. e  Ele sabendo que”quando  ela fica braba como um siri na loca, ninguém a segura,  começou  a se chamar Josinaldo…

E lá vem os quatro filhos, um varão e primogênito a quem deram o nome de Jose Alexandre que  aqui fala a vocês. Veio Sandra, ai veio depois a  Simone e a “ Rapinha de Tacho”     Josilene a única  que se encontra ausente  por morar nos Estados Unidos.

 

La vai os filhos  pela vida, um advogado e filosofo, duas  Professoras e uma  empresária e comerciante,  3 quarentões e a ultima já  trintona… Eita!  denunciei a idade das manas….

 

E lá vem  os genros & nora agregados … Felix, Lázaro, Itamar e Silvia…

 

E lá vem os netos… Lidiane, Ludmila, Josinaldo Neto, Felix Junior, Rebeca, Ruben Lucas e Esther…

 

Depois foi ser bodegueira, costureira, vendedora da Avon e  arrumou um emprego publico, e agora  como   servidora publica, começou a  fiscalizar a merenda escolar, e trabalhou  reconhecidamente bem até se aposetar. Tudo o que  ela faz   é bem feito e a ccmida então nem se fala! O seu lema é:   “se tem que fazer , se deve fazer bem feito e agora! “   Com o seu trabalho a  comida das escolas   ao invés de ir para casa dos que desviavam alimentos, passou a ir  para a barriga das crianças que passaram a engordar e melhor se alimentar  para no mundo conquistar o seu lugar …

 

E cuidando dos filhos,  foi  ajudando  seu marido  a  se formar para a vida melhorar…. e então ele terminou o curso de Contador com a ajuda dela…Ele  então começou odontologia mas não terminou… porque não deu pra conciliar o trabalho com o estudo… e ela sempre  provando que aquele ditado não é verdadeiro:  “atrás de um grande homem sempre tem uma grande mulher.”  Mas sim,   a verdade é que:  “ ao lado de um grande homem tem sempre uma grande mulher…

 

Um dia resolveu voltar  aos estudos que tinha abandonado devido as constantes viagens dos seus pais para cidades interioranas como comerciantes…E estudou, estudou e estudou  e terminou o  supletivo e se sentiu completa.

 

Ai  ela  resolveu aprender a dirigir mas desistiu;   uma  das poucas coisas que começou e não terminou… resolveu  abandonar a idéia e hoje só anda de passageira e com motorista (seja de ônibus, caminhoneta ou avião….). 

 

Resolveu comprar a nossa  granja “Pedacinho do Céu”  e    ela vai  cultivar frutas, hortaliças e legumes, isto sem falar do delicioso leite da “mimosa” a vaca preferida… 

 

E la ai ela levar ajuda para família: seus  irmãos, irmãs  e sobrinhos necessitados , e  eles se espalharam pelo Brasil, e duas estão hoje conosco,  Maria e Dinha.

 

E lá vai ela como  missionária, levando  palavras de conforto e de apoio  solidário a familiares e amigos e também a pessoas desconhecidas…

 

E lá vai  ela sempre tocando as coisas.. Mudando de casa para apartamento, mudou do 6º andar para 11º andar, o  ultimo andar do Zênite, para ficar mais perto da luz do sol  e descortinar as coisas, as pessoas e o mundo mais perto de Deus creio eu… 

 

 E sob o signo da mudança,    muda de vez em quando os moveis, as cores das paredes,   mudando de endereço sempre pra um ambiente melhor;   mudando de carro,  mudando de religião,  mudando de país,  mudando o visual  para ser cada vez mais jovial…

Jovial porque é feliz,  sempre fazendo o que gosta e gostando do que faz…

Mudou até de país mesmo  sem nem falar inglês  ou espanhol, nos Estados Unidos, se comunicou e fez amizades pelo mundo afora…

 

E como gosta de viajar…  viajou pelo mundo todo e foi até olhar as pirâmides do Egito, o tumulo de cristo, foi até olhar o palácio do Papa no Vaticano, mesmo sem ser católica… E ficou maravilhada com tudo o que viu e ouviu…  

Resolveu entrar nas   novas tecnologias, comprou uma câmera digital, um telefone celular,   depois um telefone fixo  e anda por ai com três celulares, tudo pra melhor se comunicar, que os  leva pra todo canto… e ai ela   comprou  um notebook, que só usa para entrar no Skype,  Messenger ou no Orkut… mas ninguém invente de mexer no bicho não!  que ela fica uma fera, porque como as formigas que tão  marchando e tem o caminho cortado, fica meio enrolada para achar o caminho de entrada na net novamente…

 

Eita mamãe danada! Mulher lutadora, vencedora, admirada, líder da família, vencedora da vida , pois venceu até a morte! Que queria lhe pegar e ala fugiu dela há uns 38 anos , e ta ela aqui   presente, querida e   amada  por todos nós.

 

E quem dela precisar é só chamar! E ela diz Presente!   e daqui a pouco ela lá chegará para ajudar a quem necessita  com a sua conhecida solidariedade, amorosidade  e generosidade, devotando-se na pratica aos princípios do cristianismo – “fazer o bem sem olhar a quem!”  

 

E, hoje aqui está ela nossa mãe,  arrodeada por todos os que escolheu para aqui estar  para ver ela ser homenageada como  uma setentona com   cara de cinquentinha…

 

Vida longa com  saúde, prosperidade, felicidades  e paz mamãe!

 

Parahyba, Paraíba, Brasil, 27 de março de  2010.

 

Alexandre Guedes

 

Deixe um comentário

Arquivado em Não categorizado

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s